quarta-feira, 2 de junho de 2010

Bolão da COPA 2010

Para quem gosta de apostar nos bolões da COPA, vale a visita (e o cadastro + pagamento).

O logotipo da COPA 2014



Hoje pela manhã tomei um susto: vi o logotipo aprovado pela FIFA para a Copa do Mundo de Futebol que será realizada em 2014. E o pior, dentre o grupo de 'notáveis' que aprovaram a marca estava, pasmem, Gisele Bündchen.

Sabe aquela sensação de que a ideia foi boa, mas a execução uma m...? Eu gosto das mãos, mas o 2014 e a fonte escolhida para o Brazil (com Z mesmo) é tosca.

O melhor foi ver que não foi apenas eu que pensei isso. "Um ato de vergonha" foi o que o renomado designer Alexandre Wollner, um dos precursores do design moderno brasileiro, criador de logotipos que se tornaram ícones da cultura visual do país, como os das empresas Itaú, Philco e Hering, resumiu em uma palavra seu espanto com o logo: "É lamentável".

Wollner fez a seguinte análise do logo: "Em cores, parece uma cara coberta pela mão num ato de vergonha; horrível. Não é uma marca, é uma ilustração de um artigo "a vergonha do brasil" (de ter perdido o campeonato)! Os 'notáveis' devem ter comparado com outros desenhos de baixo nível". E finaliza, surpreso: "Mas afinal, quem participou do concurso?! Teve concurso?". Wollner ainda manda um recado aos 'notáveis", para que imitem o ato de vergonha por terem escolhido este desenho.

Entre os designers brasileiros, o caso gerou decepção e polêmica, já que havia um acordo entre a ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil) e a Fifa para que o processo de definição das marcas da Copa de 2014 fossem coordenadas pela entidade brasileira. Os profissionais da área decidiram reunir-se para tirar uma posição conjunta da classe.

Vamos torcer para que seja apenas um "delírio".