sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SER PROFESSOR.


Faz 6 anos que eu leciono algumas disciplinas relacionadas a Publicidade no curso de Marketing da Unimes, em Santos.

De lá para cá posso dizer que minhas noites foram ficando cada vez mais cansadas pois o ritmo da agência é grande. Mas isso não tira o ânimo de ir até a faculdade e passar bons momentos com os alunos.

Tenho por hábito explicar minha "metodologia de ensino" aos alunos logo nos primeiros dias de aula:

1. A aula será mais parte prática do que teórica;
2. Os trabalhos são mais importantes que as provas;
3. Não cobro falta, mas o aluno tem que fazer os trabalhos;
4. A sala de aula é o único lugar em que o aluno pode ousar ou fazer merda.

Quase a maioria dos alunos passaram a ser colegas, pois nossa relação é muito maior do que a de aluno/professor.

Desta forma acredito que a aula flui melhor e a galera participa com mais coração.

De tudo o que acontece na faculdade, o mais legal para mim é quando tem apresentação de trabalho. Explico: eu exijo que os alunos aprendam a se apresentar em público. Saber se expressar e dominar a situação é algo que os diferenciará pelo resto da vida.

Nesta quinta-feira, dia 16 de setembro, fui abençoado com uma das apresentações mais legais que já vi. O pessoal do segundo ano de Marketing (que não foram meus alunos no primeiro) chegaram, apresentaram e ARREBENTARAM.

Não é para qualquer um criar um FOLDER e ir lá na frente VENDER!!!

Não é para qualquer um criar um JINGLE e ir lá na frente CANTAR!!!

Fiquei extremamente emocionado em ver aquela moçada com vontade (com um pouco de vergonha (o que é natural)) e sem medo.

Me veio à cabeça a lembrança de meu falecido pai, carinhosamente chamado por seus amigos de PROFESSOR (sem nunca ter feito faculdade). Acredito que ele tinha palavras (ou pensamentos) certos para cada situação e, sem saber, foi o melhor professor que tive.

É assim que penso ao entrar em sala de aula: quero contribuir de alguma forma para o crescimento ou futuro dos meus alunos (e amigos), seja com uma palavra ou um pensamento.

Deixo aqui meu MUITO OBRIGADO aos alunos Claudio, Lorraine, Marcelo Fernandez, Marcelo Bazzani e Renato por uma noite em que senti orgulho em ser professor.